quarta-feira, 18 de maio de 2011

PLACA DE CAPTURA DE VIDEO - EASYCAP - ANÁLISE E INFORMAÇÕES ÚTEIS - TUTORIAL DE AJUDA PARA INSTALAÇÃO E USO


 
Neste artigo será abordada a placa de captura de video EASYCAP e traremos algumas dicas de seus uso, bem como carcterísticas importantes do hardware, software e renderização.


OBS:  clique no link paar ler também nosso artigo sobre a placa de captura HAUPPAUGE HD PVR entenda a diferença dela para a EASYCAP: http://dicasdecod.blogspot.com/2011/05/hauppauge-hd-pvr-informacoes-uteis.html

OBS2: verifique nos comentários se alguém postou alguma informação adicional de seu interesse.

OBS3: caso tenha uma informação que possa ajudar colega poste nos comentários e faça bem a um colega!!!

A primeira questão interessante é saber que existe a EASYCAP e também outra placa chamada EZCAP. Pelo que pude investigar pela internet a primeira é praticamente uma “cópia” da EZCAP, o que pode ser notado até na idêntica apresentação do hardware. Confira a semelhança (ou identidade) entre elas:





Como funciona uma EASYCAP?
É um dispositivo de captura de vídeo que capta imagens da televisão e as transfere, por meio da porta USB, enviando-os para um software de gravação que captura as imagens geradas pela televisão e os transforma em videos.
Portanto, primeiro instala-se o drive da placa, em seguida instala-se o software de captura de video, para então conectar a placa na saída USB do PC (ou NOTEBOOK) e a sua outra extremidade na televisão.

Observe a foto ao lado que indica a entrada USB para o computador e uma entrada de audio (amarelo) e as outras de vídeo. É  também possível usar a S-vídeo para transmitir imagens.





Nota 1 – a placa EASYCAP pode ser conectada diretamente no computador ou é posssível usar um extensor para “ganhar espaço”, caso seu DESKTOP esteja afastado da televisão.
 
Nota 2 – a placa EASYCAP não suporta gravação de video em HD, portanto será necessário gravar um video de qualidade inferior ao desempenho que você o enxerga na televisão.

Nota3- Jogos como COD BLACK OPS, que possuem modo teatro são ótimos, pois permitem jogar na melhor qualidade de imagem e apenas capturar o jogo posteriormente em qualidade inferior. Apenas será necessário configurar o PS3/XBOX 360 para a imagem que será suportada para a captura. Não adianta deixar rodando em HD a TV, pois nada irá aparecer no software de captura simplesmente porque nada será capturado pela placa.

Nota 4- procurei vários videos no YOUTUBE e eles indicam que é possível fazer videos capturados pela EASYCAP em HD.... calma, uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.... a EASYCAP não captura em HD e pronto!!!!! Existe sim, na renderização do video, alguma chance de tratar a imagem... e o YOUTUBE pode até considerar um video em HD, mas de fato a imagem é  basicamente  da mesma qualidade, pois não há como transformar a imagem capturada de forma inferior e algo totalmente diverso simplesmente com editores de vídeo que utilizamos normalmente. Dá para melhorar, mas não dá para transmutar um em outro. Eu mesmo tenho videos mais antigos, da minha EASYCAP, renderizados em HD, segundo o YOUTUBE.  Na verdade a qualidade do vídeo é muito inferior, pois o detalhe que não foi capturado não será incluído na renderização como passe de mágica e a aplicação de diversos filtros indiscriminadamente mais pode prejudicar do que ajudar. Se fosse tão simples mudar a qualidade do vídeo seria bobagem comprar uma placa que captura imagens com definição HD, concorda?! O melhor exemplo disso são os números do SCORE (apertando o botào SELECT ao jogar o multiplayer de CALL OF DUTY) no qual é muito difícil diferenciar um 0 do 8. Não adianta renderizar essa imagem com um programa comum que nos é oferecido, pois simplesmente a captura não trouxe detalhes suficentes para você. Se você souber de um programa de renderização que permita isso tudo poste nos comentários, mas coloque o preço dele também para saber se não é mais barato comprar uma placa que grava em HD.

Nota 5- Qual o nível de diferença de captura de uma EASYCAP para uma placa que grava em HD? Deixo aqui dois videos para que você veja minha captura com a EASYCAP e com a HAUPPAUGE-HD. Assistam com dois olhos. Um primeiro na captura da EASYCAP e se ela prejudica entender tudo que o jogo apresenta. A conclusão é que não. O outro, com olhar malicioso, nos detalhes.... especialmente quando clico no botão select e apresento o SCORE do jogo... o video em HD mostra tudo e a EASYCPAP não. Mas isso não impede de achar interessante o video da EASYCAP e prova disso é que boa parte dos inscritos no meu canal do YOUTUBE assistiram e gostaram do video + comentário feitos pela EASYCAP, o que prova que o video que torna interessante é você e não apenas a placa.






Nota 6- comprei uma instalei e o audio dá chiado.  Existe uma forma de minorar esse problema com a aquisição de cabo extra e adaptadores. Observe a imagem ao lado: você, caso de fato sua EASYCAP esteja gravando com chiado (teste antes para saber se precisa disso), poderá adquirir mais um cabo de audio e video (AV) e 3 conectores (fêmea), tal como a imagem ao lado explicita. 

Note na segunda imagem como tudo é montado: o cabo do videogame é plugado na saída que possui um só conector e no outro lado, com dois conectores, será plugado o cabo que conecta-se ao aparelho de televisão e ao dispositivo de captura de vídeo.

 Portanto, ou você simplesmente pluga sua EASYCAP no computador e na saída de vídeo atrás da sua TV, ou, caso tenha chiado, compra esses apetrechos e faz a instalação, que também é muito simples, pois os conectores que "sobram" são os da TV, pois os outros são com muita obviedade o conector do videogame e o dispositivo de captura.



 Nota 7- meu software não é igual aos que estou vendo em vídeos no youtube. Nem sempre o sortware incluído no CD de instalação é o mesmo, mas todos chegam a um resultado comum de captura, pois estão limitados ao próprio desempenho da captura. Portanto, busque um interessante que te permita manusear com facilidade.

Nota 8- mas meu video tem qualidade inferior aos que vejo capturados com outras EASYCAP. Existem ao menos algumas boas formas de você corrigir isso. Primeiro é testando as configurações de imagem. Explico. Já que você vai usar um cabo inferior para fazer o envio das imagens do videoagame para o PS3 ou XBOX 360 é preciso configurar o próprio videogame para enviar as imagens ao parelho televisor. Por exemplo, descobri no PS3, ao configurar o DISPLAY ( lá em opções de configurações), que ele aceitava passar imagem para a TV tanto como cabo AV e S-component (ou uma das outras opções, agora não tenho certeza absoluta) e numa das opções a imagem era ligeiramente melhor, mas que para fim de captura dava uma imagem mais interessante. Comparando meu primeiro video, que é o mais tosco de imagem e até hoje o mais acessado, com outros videos mais antigos (lá para o décimo video), dá para conoferir uma imagem melhor, que não derivada de mágica e sim da experiência de testes de como usar o HARWARE. Segundo ponto: verifique a configuração do SOFTWARE para saber se ele está compatível, na intepretação da imagem recebida, com o desempenho da imagem enviada. De nada adianta configurar o videogame + TV se o SOFTWARE capturar diminuindo a qualidade. Terceiro ponto: Qual o formato de arquivo que estou gerando ao gravar? Se gravar em *.avi terá um arquivo de qualidade superior, mas outras extensões podem diminuir a qualidade do vídeo e por isso sua imagem está inferior. Arquivos *.avi costumam ter maior quantidade de megabites exatamente por armazenar mais informações. Quarto lugar: seu computador está com um monte de coisas funcionando ao mesmo tempo? Deixe tudo fechado, pois a captura poderá ter prejuízo se você não cuidar para que o micro fique bem leve para executar bem o SOFTWARE.

Nota 9- preciso de uma placa de captura em HD? Até hojem meu video mais acessado é o primeiro video, capturado com uma EASYCAP, com um audio péssimo, mas com um conteúdo que interessou aos que buscaram auxílio da internet. O principal é fazer um video que atenda aos interessados. Pode ser em HD e não interessar a ninguém. Logicamente, com o tempo, você poderá se interessar por uma evolução na imagem, tal como eu fiz, mas até lá muita coisa será possível aprender com uma placa de entrada, até porque o preço dela é muito bom. Até acho que hoje é melhor comprar aqui no Brasil do que fora, pois o preço  na internet não ultrapassa 50,00 reais quando consultei.

Nota 10- não tenho o drive ou meu drive não funciona no windows. Lembre-se: se não tem o drive ou ele é incompatível (comprou uma EASYCAP com drive para WINDOWS VISTA e possui WINDOS 7) é só buscar no google por um drive que há várias páginas para te ajudar. Por favor, quem tiver feito uma pesqusia recente poste nos comentários, pois esses links nem sempre estão disponíveis no futuro.


Conclusão:

Vale sim uma compra especialmente  para quem quer começar a cpaturar videos. O preço é acessível e ela entrega uma captura que não impede a confecção de um bom video.

Essas são as dicas gerais. Posteriormente farei um artigo da HAUPPAUGE.

Um dos brindes a ser sorteado no canal, em breve, será a minha placa de captura EASYCAP.

Caso tenha interesse faça a sua isncrição no canal do youtube deste blog e no próprio blog (seja seguidor).
Quando o sorteio for acontecer você será informado.



15 comentários:

  1. Olha driver pra Windows 7 para Easycap achei nesse link http://easycapexpertti.mybisi.com/product/165039/EASYCAP-DC60-v21C-USB-20-VIDEO-CAPTURE-XP-Vista_842337.html porém como vc sabe, não funcionou para mim, quem sabe funcione para alguém.

    Tamires

    ResponderExcluir
  2. obrigado pela contribuição do link de driver!!!
    pelo que percebi as pessoas tem mais dificuldades em instalar no Windows 7. Caso alguém tenha passado por isso e conseguido uma solução por favor poste aqui!!!

    ResponderExcluir
  3. é possivel gravar programas de tv com a easycap? Como fazer a ligaçao?

    ResponderExcluir
  4. Sabe dizer se Easycap é compatível c/ Mac?
    Pretendo utilizá-la para transformar meus videos VHS em DVD. Alguma experiência c/ isso?
    Exatamente p/ essa função acima, será que vale a pena adquirir a HD do seu outro artigo?
    Grato.

    ResponderExcluir
  5. boa noite tenho interesse de comrpa esse aparelho mais tenho duvidas pois minha intençao nao e usar para gravar videos mais simplesmente passar a imagen sem armazenala , eu uso minha teve como monitor tb isso e bom mais as veses tenho vontade de ver teve enqunto faço algun trabalho , estava pesquisando um soluçao mais rapida e barata doq eu compra outro monitor e encontrei esse produto aprincipio gostei e pensei em ligar meu receptor da sky ( comum nao e o HDTV) nele mais quando descobri que era um aparelhod e captura desanimei minha duvida e a seguinte ele ser para oque eu pretende fazer ? leo_draco55@hotmial.com purfavor mandar um email para este endereço obrigado !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, ja comprei a placa e estou tentando fazer a mesma coisa...ligar o receptor da Sky, mas só consigo abrir o software de gravação... aparece a recepção da sky, porém em uma janela muito pequena dentro do programa... Se alguém tiver uma solução, por favor me ajudem: livia.ribeiro@ymail.com Desde já agradeço!!!

      Excluir
  6. prefiro gastar um pouco mais dinheiro do que ter uma qualidade muito mais inferior do que o console oferece.

    ResponderExcluir
  7. Eae cara Beleza? Só uma pergunta, qual a diferença entre a EasyCap (comum) e a EasyCap USB 2.0? Tem alguma diferença ou é a mesma coisa? Bom, o preço da segunda é maior, por isso a dúvida.

    ResponderExcluir
  8. eu tenho várias dúvidas, onde posso encontrar e é compatível com W7 e W8? Esse são as primeiras, aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  9. blog muito bom e ótimo post, estou pensando em comprar a easycap para gravar videos dos jogos no pc, cansei de usar Fraps ou Bandicam. Éla faz isso?

    ResponderExcluir
  10. Tenho uma super dúvida, tenho o Headset original do xbox, eu falando nele, irá capturar meu audio e dos meu colegas ?

    ResponderExcluir
  11. Tenho uma super dúvida, tenho o Headset original do xbox, eu falando nele, irá capturar meu audio e dos meu colegas ?

    ResponderExcluir
  12. Adquiri uma dessas uma semana atrás. No primeiro dia, tudo funcionou bem. No segundo dia, não foi mais possível sintonizar a imagem de nenhuma das duas câmeras, mas ela parece estar funcionando. Parece estar havendo algum tipo de interferência no sinal. Alguém saberia dizer o que poderia estar causando essas interferências? A distância entre as câmeras e o receptor é de uns 6 ou 7 metros e ele está fixado em parede fria. Obrigado.

    ResponderExcluir