terça-feira, 31 de maio de 2011

HAUPPAUGE HD PVR - INFORMAÇÕES ÚTEIS SOBRE A PLACA DE CAPTURA


Em POST anterior comentei sobre a placa de captura de vídeo EASYCAP e hoje reservo um momento para tratar da HAUPPAUGE HD PVR, que é a minha placa atual.


OBS: clique no link e veja mais sobre a EASYCAP e entenda a diferença dela para a HAUPPAUGE: http://dicasdecod.blogspot.com/2011/05/placa-de-captura-de-video-easycap.html

Detalhe: sua placa de captura de vídeo poderá ser interna ou externa. Ambas possuem vantagens e desvantagens, mas reservo-me o direito de comentar sobre essa na versão placa externa, que é exatamente a que uso, que possui ótima definição, fácil manuseio e a praticidade de poder ser transportada para qualquer lugar, bem como ser utilizada em qualquer computador com configuração razoável. Sendo a HAUPPAUGE, tal como a EASYCAP, uma placa externa de captura de vídeo é possível gravar as imagens da televisão para o seu computador.

Existem diferenças entre as duas placas citadas e são importantes, quais sejam, a EASYCAP permite a boa captura de uma imagem (especialmente para o preço dela), mas é uma placa “de entrada”, ao passo que a a HAUPPAUGE suporta gravação em HD até 1080i (não suporta 1080p, mas isso não retira o brilho de seu desempenho).

Outra diferença é na instalação. A EASYCAP é instalada da seguinte forma: ela é plugada na saída USB do computador e a sua outra extremidade é plugada na saída de vídeo da televisão. O que estiver sendo gerado de imagem, por exemplo do seu videogame, desde que configurado para a qualidade suportada pela placa, será capturado. Veja a imagem:



A HAUPPAUGE, por sua vez, é instalada de forma diferente. Explico. O seu videogame, por exemplo, ao invés de ser plugado na TV será plugado diretamente na HAUPPAUGE e da placa sairá um novo cabo para conectar-se ao aparelho de televisão. Ela, portanto, faz a intermediação do videogame para a TV. E o computador? Há um cabo USB que sai da HAUPPAUGE  e é conectador no NOTEBOOK ou DESKTOP. Enfim e resumindo: plugar o videogame na parte traseira da HAUPPAGE e plugar a TELEVISÃO na parte traseira da HAUPPAUGE, e, em seguida, a HAUPPAUGE por meio de um cabo USB ao computador.  Também é simples e não há erro na instalação.  Veja a imagem:


Inclui-se na aquisição da placa referida um CD-Rom, com os drives e os programas de captura, conversão de vídeos e player de vídeos, ou seja, um pacote bastante completo. O programa de captura é de uso simples  e a imagem gravada realmente apresenta-se na qualidade HD em até 1080i. Ou seja, não grava em 1080p, mas isso não me parece nem um pouco problemático, pois praticamente não há diferença, especialmente quando o vídeo é postado no youtube que limita a qualidade da alta definição. Ainda está incluso no pacote um cabo componente para conectar sua HAUPPAUGE ao aparelho televisor.

Detalhe importante: a placa grava em HD, mas não possui entrada HDMI sendo necessário o uso de cabo componente. Um cabo já está incluso no pacote, mas o cabo usado para ligar o videogame ao aparelho é adquiro separadamente. Caso você tenha cabo AV e/ou cabo HDMI será preciso acrescentar.

Apesar da imagem aparentar a placa como se fosse um equipamento pesado (parece uma espécie de máquina copiadora) ela é feita de componentes muito muito leves. A robustez da imagem não implica em aparelho com peso de chumbo não.

Um artigo curto, não é verdade? É porque a placa não apresenta tantos problemas quanto a EASYCAP para a sua configuração e uso.

É a melhor placa no mercado? Certamente não, mas por exemplo a BLACKMAGIC INTENSITY SHUTTLE, que é uma placa externa e grava em HD (a BLACKMAGIC INTENSITY PRO é interna) é mais poderosa do que a HAUPAUGE e possui preço praticamente idêntico (ou idêntico mesmo). O maior problema será, talvez, o computador em si, pois necessita de uma entrada de USB 3.0, ao passo que ainda hoje a maioria dos bons computadores utiliza entrada USB 2.0. Adite-se a isso, o fato de que a tecnologia USB 3.0 possui uma rival no campo da transferência de informações entre computador e dispositivos a ele plugados (é a tecnologia LIGHT PEAK), e os rumores são de que que o novo padrão de conexão de alta velocidade, capaz de transferir 10 gigabit por segundo, chegará aos computadores, por força da INTEL e pelo apoio da APPLE, mais rápido do que se imagina, sendo que a tecnologia USB 3.0 ainda não está plenamente disseminada. De toda forma, é uma placa de alto nível, mas hoje em dia os detalhes da tecnologia devem ser apreciados cautelosamente. http://www.gizmodo.com.br/conteudo/apple-prepara-usb-30-pela-tecnologia-light-peak-no-inicio-de-2011-2/

Um comentário: