terça-feira, 19 de abril de 2011

ARTIGO ESPECIAL - CRYSIS 2 - MULTIPLAYER - ANÁLISE - VALE O ESFORÇO DA COMPRA?


Hoje vou falar do MULTIPLAYER DO CRYSIS 2, que completei 1 semana desde que comecei a jogar, e, embora o tempo disponível tenha sido pequeno, já foi o suficiente para fazer um juízo sobre a sua qualidade.
Para não ficar um texto embolado vou dividí-lo em tópicos temáticos, embora dentro de cada um deles existam abordagens de outros temas. Vamos lá!!!

1- GRÁFICOS - repito o que disse quando fiz o artigo de primeiras impressões de Killzone 3 no multiplayer, e digo que COD BLACK OPS parece jogo de PS2, quando comparado AO CRYSIS 2 e KZ3. De fato os gráficos são ótimos, embora não sejam perfeitos, mas certamente são dos mais bonitos da geração.  Ponto positivo.

2- SOM - Muito bom e realista. Não estou com H7 no momento para dizer se é possível identificar passos com precisão, mas certamente o som dá um tom forte ao jogo e é muito limpo e realista. Ponto positivo.

3- CONEXÃO - Não há opção para escolher local próximo do BRASIL e fiquei todas as vezes com o 1 ou 2 pontinhos de conexão (amarela é lógico), mas mesmo assim não tive ainda uma impressão de LAG que pudesse me dizer que "estou jogando mal porque tá com LAG". Mesmo na "KILL CAM", que em CRYSIS 2 é um REPLAY KILL não vi nada tão grosseiro como ocorre em BLACK OPS. Nisso se iguala ao que existe em BLACK OPS  e se coloca em vantagem com relação ao KZ3, que infelizmente não te dá esse recurso. É lastimável entrar em um jogo e não saber o que aconteceu. Daqui a um tempo você, iniciante, ingressa no jogo e morre várias vezes sem ter ideia do que aconteceu. O ponto negativo de CRYSIS 2 está na demora, as vezes, para achar uma sala, mas mesmo assim há pessoas online, mas fiquei em 2 oportunidades uns 5 minutos esperando uma conexão de sala para jogar. Ponto neutro, que merece mais atenção e tempo para análise.

4- RESPAW - nada que eu possa reclamar. Não revivi em nenhuma situação bizarra ao estilo COD que o NAPALM cai na sua cabeça,  o CHOPPER GUNNER está ali te fuzilando etc. Ponto positivo.

5- EQUIPAMENTOS: As classes de armas e equipamentos podem ser modificadas com a evolução do jogo. Há bastante opções, armas e attachments. Também foi adotada uma sistemática de pontos para poder adquirir novos equipamentos. As armas são boas e miram com facilidade. Ponto positivo.

6- JOGABILIDADE/KILLSTREAKS/PERKS: ótima. Leva forte vantagem quando comparada com KZ3. Para ser sincero não me adaptei ao KZ3, pois acho que os movimentos são travados/atrasados causando uma sensação de LAG. Por exemplo: ao determinar que o soldado pare de correr a impressão é que leva um tempo para o comando do analógico ser intepretado pelo jogo. Em CRYSIS 2 a jogabilidade é fácil e leve. EXCELENTE para ser mais exato e sem ser idêntica a de COD BLACK OPS, o que deve ser tomado como elogio. Explico melhor. Ponto positivo.

A movimentação do jogador/mira é muito boa e equivalente ao que temos em COD BLACK OPS, logicamente com cada um dos jogos apresentando nuances. O que é importante dizer é que um ou outro tem em comum comandos fáceis de executar, o que não me parece  ocorrer tão natural em KZ3. 

Porém, CRYSIS 2 é mais difícil do que BLACK OPS. Explico ainda mais. CRYSIS 2 possui uma sistemática de PERKS relacionadas a NANOSUIT 2.0 (roupa), sendo que uma delas é a camuflagem/invisibilidade. O uso desse recurso consome energia da roupa e, então, não é ilimitado. Após um tempo é preciso esperar que a energia seja recarregada. O que isso influi no jogo?! Você anda invisível  e encontra seu inimigo cortando-o no tiro correto? sim, mas sabe com certeza se não há outros ao seu redor que estão invisíveis? Exatamente isso: a invisibilidade dá um contorno interessante ao jogo, pois o jogador ao invés de CAMPERAR anda futivamente pelo mapa, mas ninguém tem certeza absoluta, ao realizar um ataque, de que não haverá outro para alvejá-lo. Isso torna o jogo mais tenso, estratégico, divertido e não apresenta a jogabilidade como mera cópia de BLACK OPS. É na verdade muito bem vinda a novidade, pois todos correm risco, mesmo o que tem a melhor conexão poderá apresentar-se desprotegido ao perder a invisibilidade perto de vários outros inimigos. MUITO, MUITO interessante. Ponto neutro, pois aqui acho que vale o gosto de cada gamer com relação ao estilo de jogo. Por exemplo, se você só gosta do jogo para fazer estilo RAMBO LOUCO ou 100% CAMPER é possível que avalie CRYSIS 2 de forma 110% negativa. Em CRYSIS 2 não dá para sair correndo feito um surtado e pouco ví de pessoas com perfil tão CAMPER (justificativas adiante). Eu, pessoalmente, avaliei como positivo, mas gosto é gosto.

Para ser sincero imaginava que a invisibilidade deixaria o jogo cheio de CAMPERS, mas isso não tem ocorrido e acho que há, ao menos, três motivos: 1- o jogador pode agachar, mas não pode se deitar, o que é importante, considerando que dificulta a CAMPERAGEM/CAMUFLAGEM mais apelativa; 2- Ao invés de estimular a CAMPERAGEM parece que até os mais iniciantes se sentem protegidos pela invisibilidade e resolvem andar pelo mapa, pois há um certo tempo de proteção estabelecido pela NANOSUIT 2.0. Então, aquele coitado que ficaria encurralado num canto porque não possui as melhores habilidades é estimulado a explorar o mapa de forma bem salutar; 3- e, ainda, pela existência da opção de jogo para iniciantes até o nível 10, no qual são misturados jogadores que ainda estão se acostumando com as particularidades do jogo e que ainda não possuem classes de armas com silenciador, perks mais evoluídos etc. Enfim, o jogo me pareceu bem pensado e está surtindo um ótimo efeito, pois tenho "trombado" com vários oponentes pelo mapa e pouco vejo de CAMPERAGEM.   

E os KILLSTREAKS? Existem também, no número de 3 para uma fase (3 kills, 5 kills e 7 kills). Diferenças com relação ao COD: 1- não basta o KILL, pois é preciso recolher um objeto deixado pelo jogador morto, o que dificulta o CAMPER, e força o jogador a colocar-se em risco indo buscar o objeto e deixa mais difícil o uso do KILLSTREAK. 2- Os KILLSTREAKS, ao menos até o nível que joguei (nível 9), são definidos previamente para cada fase e por isso todos são igualados no seu uso. O jogo acaba dando uma importância menor ao KILLSTREAK, o que é salutar, tendo em vista que hoje a "cola" do SPY PLANE faz com que BLACK OPS seja meio pífio, pois ninguém mais se locomove sem essa muleta. Pense um pouco: em CRYSIS 2 o RADAR é muito menos desmarcarador da posição dos adversários (basta jogar para sentir essa primeira e incômoda perda da muleta, o que é estranho ter que admitir que sem o RADAR apelativo de COD ficamos "magoadinhos") e no final das contas ele mostra um monte de pontos vermelhos, que pouco adiantam perto da realidade COD, já que a galera estará invisível no mapa.

Uso do controle DEFAULT ou TATICAL? No BLACK OPS, mesmo tendo demorado, acostumei recentenente ao uso do TATICAL, que configura o comando de agachar e deitar no analógico esquerdo e a facada no botão de círculo, o que é o inverso na configuração padrão. Há vantagem? sim, especialmente para realizar o DROP SHOT (SOBRE DROP SHOT VEJA). No caso de CRYSIS 2  estou usando o LAYOUT TATICAL, mas acho que o LAYOUT DEFAULT é até mais interessante.

7- CONCLUSÃO - VALE A COMPRA? sim, cada centavo, sendo que ao enjoar de BLACK OPS por uns dias o CRYSIS 2 te dará uma diversão própria, singular e que certamente terá uma legião de fãs fiéis.

Obrigado e comente.


5 comentários:

  1. Olá, já dicionei seu blog com parceiros, http://consoles-10.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá,realmente eu concordo com vc e aprovo o game,está muito viciante mas pena que no brasil só tem o server zm que eh ping mais baixo.Precisamos de mais servers no brasil

    ResponderExcluir
  3. Rapaz, eu estava com uma séria dúvida sobre o próximo jogo que iria dedicar meus centavos remanescentes. Agora, não tenho mais. Minha esposa me perdoe, mas vai ser meu presente de dia dos namorados. Valeu Efart, vc escreve bem e é fácil compreender tudo. Abraço!

    OBS: Amigo, como vc insere esse link no "Poderá gostar também de:

    ResponderExcluir
  4. Piter valeu mesmo!
    vou postar no seu blog o que te interessa.
    abs!!!

    ResponderExcluir
  5. apesar de ter gostado muito do jogo não consegui fazer com que ele substitua COD... mas pelo menos dá para ter uma opção. Mas o jogo que está me deixando curioso é o GOTHAM CITY IMPOSTORS que coloquei no blog um vídeo e acho que ele tem tudo pra ser um COD com a cara mais comédia de todos.

    ResponderExcluir