domingo, 17 de julho de 2011

RANKING DE NOTAS DO METACRITIC - É POSSÍVEL SE PAUTAR PELO METASCORE??!!! CRÍTICAS AO SISTEMA DO SITE!



Prezados,

Sempre que me interesso por um filme ou um jogo recorro a um site que condensa as notas dos sites especializados mais relevantes fazendo um ranking consolidado. O site em questão é o famoso (talvez o mais famoso agregador de notas) METACRITIC.
Enquanto para um filme, em cartaz no cinema, encontramos semanalmente críticas para balisar nosso interesse em assisti-lo, o mesmo não ocorrerá com os jogos de videgame e PC, haja vista tratar-se de um nicho ainda fechado e especializado. Por isso, um site que agrega as notas dos sites especializados mais importantes é extremamente útil para se ter ideia da qualidade do jogo, ainda mais com a proposta de colocar todas as notas dentro um um RANKING de 0 até 100 pontos. Imagine só um jogo que obtem 98/100 neste site que apresenta a soma de todas as notas de sites importantes... alta qualidade e compra certa correto?
Aqui é que surge o problema, pois ando discordando de algumas notas atribuídas aos jogos e, ao pesquisar um pouco mais sobre o assunto, vi descontentamento desde ao que o importante site IGN tem avaliado (esse papo fica para outro artigo), bem como também para o que o METACRITIC está fazendo. Vou listar alguns problemas deste último site, com base em minha opinião pessoal e também usando argumento do site ATTACK OF THE FANBOY, que apresentou furos no sistema proposto pelo METACRITICS (ao final segue a fonte do artigo para quem quiser ler na íntegra).
1-     O site METACRITICS é um site especializado no tema GAMES? Não, portanto, ao colocar um monte de notas agrupadas não se está diante de um site que “analisou a análise” para concluir por incluí-las ou descartá-las. Por que digo isso? Ora, a crítica nada mais é do que um ser humano e não é incomum, por isso, um crítico trollar um jogo, nos oferecendo uma avaliação tão pessoal que de nada teve de profisional. Imagine só, hipoteticamente, uma análise dizendo “BATTLEFIELD 3 é um excelente jogo, mas infelizmente não é CALL OF DUTY”. Esse é um típico crítico FANBOY que está trollando um jogo, pois de fato BF, ainda bem, não é COD... se o fosse seria desnecessário no mercado!!!! Aqui o detalhe: merece valor nesse RANKING uma crítica de baixo nível? Para o METACRITIC importa é se foi extraída de uma fonte HYPE...
2-     Assim, deixamos de ter uma avaliação de um site especializado no assunto, para confiarmos em um site não especializado. Da mesma forma que eles fazem com os GAMES, também agregam notas de FILMES e MÚSICAS, sem apresentarem-se como site especializado. Apenas comparando você compraria uma CD de música de um artista de um estilo musical que te desagrada somente porque está com METASCORE alto? Você, que é fã de música clássica e MPB vai ouvir a banda RESTART (nada contra quem escuta é só uma retórica oportunista pelos estilos) porque está na moda? Isso também acontece com os GAMES...
3-     Ainda mais, o METACRITICS, para colocar em sua escala as notas, precisa conveter diversas escalas diferentes. Por exemplo, uma escala de 1 até 10 pontos, 1 até 5 pontos etc. Porém, nem todas as escalas são simples de converter, imagine uma escala de A até F ou outro critério menos conhecido (escala de A até F indica semelhança com notas de escolas americanas, mas o METACRITIC resolveu estipular pesos diferentes em seu sistema de conversão de escala, e, conforme bem apontou o site ATTACK OF THE FANBOY, ‘F’ numa escola americana tem um peso de nota e no METACRITIC outro). Enfim, para que se tenha ideia se um site trabalha com uma simples escala de 1 até 5 ESTRELAS para jogos, como deveria ser a nota do METACRITIC? Segundo o próprio METACRITIC 1 estrela equivale a ZERO na escala de conversão. Como assim? O site de origem atribuir 1 estrela e não 0 estrela... como se pode dizer arbitrariamente que o valor é igual a ZERO????? Se o site do origem quisesse ter uma escala de 0 ESTRELAS até 5 ESTRELAS, tudo bem, mas optaram por começar de 1 ESTRELA!!!!!
4-     Segundo o site ATTACK OF THE FANBOY e, confirmado institucionalmente pelo site em questão, nessas classes de notas menos usuais (A até F, por exemplo) não se faz uma mera conversão de notas, mas acontece até, em certos casos, uma bonificação na nota original ou um rebaixamento. Dá para entender? É isso mesmo, algumas regras do METACRITIC, no momento de trazer uma nota para a escala de 0 até 100, causam um aumento da nota original ou uma diminuição (tal como exposto no caso de ZERO para 1 estrela de 5 possíveis);
5-     Um outro ponto interessante (tem um lado positivo e negativo ao mesmo tempo) é que existe um USERS SCORE, que quase sempre distoa do RANKING de notas agregadas. Por exemplo L.A. NOIRE, para PS3 está com nota agregada de 89/100 no METACRITIC, ou seja, um jogo entre os TOP de linha, correto?! E o USER SCORE, como está? 74/100... ou seja o METASCORE está com a cor VERDE e lá no topo  e o USERSCORE está com nota amarela lá para baixo.... eu disse fator positivo, porque podemos verificar a distorção do gosto da crítica e dos consumidores, e o fator negativo é que apenas verificamos o gosto dos consumidores com a nota, DETURPADA pelos obscuros critérios de transposição de notas efetuado por um site NÃO ESPECIALIZADO.
 Enfim, hoje os desenvolvedores estipulam metas de notas a serem alcançadas no METACRITICS para que considerem o jogo um sucesso.... será que L.A, NOIRE deveria mesmo ser avaliado como sucesso pelo desenvolvedor, ou o USERSCORE é um alerta de que algo faltou no jogo e que precisa ser repensado?
Consideração final, mais vale o seu senso do que é bom ou ruim do que os outros dizendo o que é certo ou errado. Vou continuar usando o METACRITIC para consultar, mas manterei minha ideia de dar mais importância ao USERS SCORE do que ao META SCORE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário