quinta-feira, 23 de junho de 2011

LAG - DIVERSOS FATORES QUE PODEM ATRAPALHAR A SUA CONEXÃO - EXPLICAÇÕES E DICAS PARA SOLUCIONAR AS DIFICULDADES DE JOGAR ONLINE



LAG (DELAY OU ATRASO) NA CONEXÃO E OS JOGOS ONLINE – ALGUMAS DICAS INTERESSANTES


No POST de hoje traremos algumas orientações sobre o temido LAG e algumas orientações que podem ajudar os que estão sofrendo.

A divisão do artigo será da seguinte forma:

1-     Explicações gerais;
2-     Lag da Televisão;
3-     Lag e criação de conta para jogar Call Of Duty;
4-     Lag e conexão da Internet
.
Com isso, pretendo que os colegas que tenham interesse apenas em um ponto do artigo não fiquem presos àquilo que aos seus olhos já não é mistério. Ou seja, é possível que se busque apenas o tópico que interessar ou que se leia com calma todo conteúdo. A escolha é sua.


Detalhe 1: é um artigo com base na experiência das dificuldades diárias, não é um artigo de um expert e nem de longe pretende ser um tutorial ou bíblia do assunto, mas sim um local que tento condensar várias questões para facilitar quem está perdido em meio a tantas informações pulverizadas pela Internet.


Detalhe 2: os colegas que puderem contribuir com informações podem postar nos comentários ou enviar para o e-mail do blog: dicasdecodeoutrosshooters@gmail.com. Isso seria muito importante para a comunidade na NET, pois teríamos cada vez mais um conteúdo organizado em um mesmo local e, ainda, mesmo que hoje o colega não tenha dúvida ou necessite ler todo o conteúdo, quem sabe “amanhã” o POST não será de boa valia também noutros trechos?!

Vamos ao texto.

1-     EXPLICAÇÕES GERAIS
  
Temos infelizmente, ao conectar nossos videogames no modo online, dificuldades maiores que os gamers de outros países para jogar, tudo isso devido ao atraso na conexão devido ao denominado LAG (atraso).

Para quem ainda não leu sobre o assunto, em termos práticos, o LAG significa que sua conexão apresenta um atraso (pode ser maior ou menor a depender do tamanho do seu problema) e isso pode comprometer o seu jogo.  Imagine que você vai desarmar o jogador adversário em FIFA ou PES e, de repente, ele aparece com o drible concluído, tendo deixando seu zagueiro para trás e você com cara de bobo... isso é LAG puro. O mesmo problema poderá te fazer apanhar muito em STREET FIGHTER ou morrer muito em CALL OF DUTY, dentre vários outros jogos.

Quer “assistir” o nível do seu LAG?  Experimente em CALL OF DUTY olhar a KILL CAM, que nada mais é do que, após a sua morte, a possibilidade de acompanhar a visão do seu inimigo nos instantes em que executou a manobra que fez você perecer. Qual a “magia” dessa câmera? O fato de que muitas vezes você verá que nem teve tempo de apontar a arma para seu adversário, embora tenha achado que fazia isso... enfim... quando você levantou sua arma e atirou, na verdade, já estava aniquilado e ainda não tinha sido avisado por sua conexão.... você achou que tinha apertado o gatilho, mas na verdade estava agindo atrasado e na KILL CAM verá que seu inimigo o derrotou antes de você sacar a arma... lógico sua conexão está atrasada e você vê tudo depois... é o último a saber.

Ainda não ficou claro o que é LAG? Pense no programa AO VIVO, um telejornal, no qual o âncora faz uma pergunta ao correspondente... pois é, aquele tempo que demora para ele ouvir o que todos nós ouvimos é um LAG... todo mundo sabe imediatamente o que foi perguntado menos ele, que ainda aguarda a informação chegar. É esse atraso que queremos evitar na conexão via internet. 
Vejamos o que pode causar o LAG e como lutar contra ele.

2. LAG DA TELEVISÃO OU LAG IN

A televisão poderá causar LAG e você, as vezes por não saber disso, pode não ter noção que é aqui o seu problema.

As televisões atuais, especialmente LCD, LED ou PLASMA apresentam uma imagem muito superior ao de uma “tubosa”, correto? Para isso realizam diversos “exercícios” ou atividades para trabalhar as melhores imagens possíveis, que são as enxergadas por você.

Qual o problema disso?

A imagem demora mais para ser exibida na sua tela, uma vez que ela é mais processada do que a imagem da antiga TV de Tubo ou “tubosa”, como chamamos carinhosamente. Se você comprou sua LCD e acha que está em vantagem, nem sempre isso é verdade, pois talvez seu atraso não justifique a bela imagem que verá. É melhor, no modo online, driblar o adversário olhando pela tubosa com imagem feia ou levar um drible em lata definição de imagem?!

Como corrigir isso?! O controle de sua TV possui um MENU e levará a um SETUP, no qual admite-se a configuração do modo de funcionamento e processamento da imagem. Prova de que a coisa é séria é a existência de um modo ENTRETENIMENTO ou JOGO, exatamente para desabilitar uma parte do trabalho do aparelho, o que diminui um pouco a qualidade da imagem, mas entrega aos seus olhos tudo mais rapidamente. Mais rapidamente, mas não necessariamente sem LAG IN... infelizmente.

Faça essa verificação e configure sua TV no modo JOGO ou ENTRETENIMENTO.

O mesmo problema poderá acontecer em jogos ou filmes.... seu vizinho grita goldublagem daquelas antigas que a voz não acompanha o movimento dos lábios dos atores? O modo ENTRETENIMENTO costuma ter opção não só para jogo, bem como para CINEMA e JOGOS.

Quer comprar um TV e pretende saber qual delas tem um LAG IN MENOR? Vou deixar dois links interessantes. O primeiro com uma espécie de tabela de LAG INPUT (LAG IN) e o segundo um fórum gringo discutindo e explicando mais a fundo o tema.


3- LAG E CRIAÇÃO DE CONTA PARA JOGAR CALL OF DUTY BLACK OPS – PS3 E XBOX 360

Como o BLOG é essencialmente sobre SHOOTERS vamos abordar um pouco sobre os 2 consoles HARCORE mais potentes do momento.

No seu PS3 é preciso atentar para um detalhe: ao criar a sua conta de usuário defina que ela é do BRASIL (país de origem).  Quando estiver no modo MULTIPLAYER de CALL OF DUTY BLACK OPS aperte o botão SELECT antes de clicar em FIND MATCH e escolha a opção LOCAL ONLY.

Pronto, o seu PS3 está programado para buscar jogadores da mesma região que você evitando o LAG de jogar com os gringos.

No XBOX 360 configure o perfil da sua conta. Possivelmente você colocou a sua região como BRASIL, mas se não tem certeza disso vá nas suas configurações e confira. Iniciado o MULTIPLAYER do jogo COD BLACK OPS, antes de clicar em FIND MATCH, também é preciso clicar em SELECT e escolher LOCAL ONLY.  Mais uma etapa vencida.


5-     LAG E CONEXÃO NA INTERNET


A sua conexão de banda larga também poderá ser seu grande vilão... e mesmo que você tenha uma internet potente, não se deve descuidar de averiguar alguns detalhes, que vou explicar dentro do limite do meu conhecimento (por favor os que puderem complementar não se façam de rogados).

Inicialmente, é preciso saber qual o nível de qualidade de sua conexão. Como fazer isso e o que é importante?

São vários fatores é lógico, mas podemos dizer que um a ser considerado é a velocidade da sua Internet, tanto de dowload quanto de upload. A velocidade de DOWNLOAD é a que primeiramente analisamos (Internet de 10 megas, 20 megas, 100 megas), mas e a velocidade de upload? Para jogos online ela é muito importante também, pois se uma velocidade trabalha para enviar informações a outra colabora no retorno das informações do servidor ao qual você está conectado.  Nesse caso você pode ter uma empresa oferecendo 10 MEGAS de DOWNLOAD e 800 kbps de UPLOAD e outra 10 MEGAS DE DOWNLOAD e 1 MEGA de UPLOAD. Você não deve desprezar a informação, caso o preço não seja tão diferente.

Mesmo assim, é preciso lembrar que a velocidade da conexão somente te dará bons resultados se o seu PING não for alto.

PING alto é similar a dizer, que há uma maior demora entre o envio de informação, dos seus pacotes de dados, ao servidor, e o retorno das informações enviadas pelo servidor até você. Ou seja, PING é o tempo que leva entre o envio e retorno da informação do servidor até você e esse tempo poderá ou não te prejudicar.

Não encontrei consenso de qual o valor de PING é o limite para saber se sua conexão está ou não te prejudicando. Vi alguns informando que não deve superar 35ms e outros dizendo que abaixo de 50 ms está bom. De qualquer forma é preciso atentar que, além dessa demora, pode ocorrer também uma perda de dados, o que causará um prejuízo extra.
Para fazer um teste acesse o site:  www.pingtest.com
Detalhe importante: o teste irá qualificar sua conexão como A,B, C ou D. Irá identificar, ainda, se houve perda de dados, bem como a variação do PING, ou seja, as vezes sua conexão está instável e com PING variando muito, o que torna a sua experiência ruim, pois se tem a impressão de que a conexão acelera e desacelera várias vezes.
Para que você tenha ideia eu tenho uma Internet de 10 MEGAS de DOWNLOAD x 1 MEGA de UPLOAD e um PING altíssimo para jogar ONLINE. Minha conexão está classificada como C ou D, o que é péssimo. Vou trocar de provedor (já agendei com o novo provedor), pois realizei diversas tentativas de configuração e percebi que o problema é a qualidade do serviço prestado mesmo. Mas antes de concluir isso investiguei o meu MODEM, pois ele também poderia ser um fator importante nessa história do LAG.
Detalhe importante antes de prosseguir: faça esse teste do PING no BROWSER do seu PC e no BROWSER do seu console, pois quem sabe não é muito diferente uma realidade da outra? Ou seja, pode ser que o problema não seja de ter uma Internet ruim e sim uma conexão  problemática entre seu console e o MODEM.

Vou tratar do PS3, pois pude investigar nele a situação que me afligiu (no meu XBOX ainda não tive tempo de futucar e se alguém tiver informações e puder postar agradeço).

Primeiro vá em até o seu console e faça o teste de sua conexão. Os resultados da conexão podem ser NAT 1, NAT 2 OU NAT 3. Vou citar uma explicação pronta, e adequada, sobre o tema:
  
“A diferença e o significado do Network Address Translation na PS3 (Generalizado)

* NAT Tipo 1

A PS3 NÃO se encontra ligada a um router e/ou firewall OU a PS3 já se encontra com o DMZ activado. A PS3 está conectada correctamente e o utilizador não deverá encontrar nenhuma anomalia quando se encontrar ligado online.

* NAT Tipo 2

A PS3 está conectada a um router. A PS3 está conectada correctamente e o utilizador não deverá encontrar nenhuma anomalia quando se encontrar ligado online.

* NAT Type 3

A PS3 está ligada a um router e/ou firewall. A PS3 poderá conectar-se á PSN e fazer downloads/updates mas outras funções como jogar online podem ser interditas.”
fonte: http://www.eurogamer.pt/forum_thread_posts.php?thread_id=118834

Ou seja, NAT 3 significa que há algum entrave com a sua conexão e o aparelho. Isso normalmente é devido a uma configuração do seu MODEM.

Por exemplo, o modem que meu provedor de acesso ao serviço de Internet me oferece estava configurado no modo PPPoE e o melhor seria o modo Bridging, o que resultaria em uma conexão NAT1 e não mais NAT3. Isso, quem sabe, não resolve o problema do seu PING?!

Se seu teste deu NAT3 você poderá ficar preocupado e buscará saber como fazer toda a configuração.

Indico um blog que tem tutorial de vários modelos de modens, que é o http://house-info.blogspot.com/. Lá você encontrará vários modelos e talvez o seu. Indico a leitura com calma de todos os passos para fazer a configuração e somente depois realizá-la. Não faça nada enquanto lê, pois é possível que em algum momento sua conexão desapareça e lhe cause desespero (lógico, pois normalmente você precisa configurar o modem do provedor e também o seu roteador/wirelees). Se isso ocorrer volte ao IP do modem e clique na opção de resetar para as configurações originais, de modo que você tenha novamente acesso normal a Internet.

Detalhe importante: O MeioKilo (o blog e canal do youtube dele estão no canto à direita como blog parceiro e youtube frineds) fez um tutorial indispensável para quem precisa configurar o modem a liberar portas. Ele fez exatamente o que faltava para tornar esse artigo mais sólido e deixo aqui o vídeo dele para que apreciem:




Está difícil achar informações confiáveis então faça uma ligação ao seu serviço de Internet (suporte técnico) e indague sobre o seu problema. Explique o que está ocorrendo e tente uma solução, quem sabe eles não te indicam a configuração do modem, quem sabe não te falam qual porta é preciso liberar no modem para melhorar sua conexão etc. Pense, ainda, na possibilidade da página da web do seu provedor ter algum suporte como “perguntas frequentes”ou acesse a página do fabricante do modem oferecido pelo seu provedor para buscar uma saída.

Espero ter ajudado um pouco os colegas, pois apanhei muito para entender alguma coisa sobre isso e tive vontade de compartilhar um pouco do que aprendi.

Até o próximo artigo e, por favor, coloquem comentários e informações adicionais no post.
Visitem também nosso canal no youtube com jogos comentados e montagens. 



9 comentários:

  1. Eae TheEFSART ME ajuda ae com o meu blog ae um blog de games mas principalmente de call of duty
    o nome dele é placar games se tiver como é claro
    ae eucurti muito akele video com o kontrol freek
    e to pensando em comprar 1 pra mim vlw

    ResponderExcluir
  2. opa!
    1- qual o endereço do seu blog?
    2- que tipo de ajuda posso eferecer?
    abs!!

    ResponderExcluir
  3. ae EFSART o endereço é placargame.blogspot.com
    mais eu to no inicio e os videos q la estao postados foram oferecidos por meus amigos e agradeço a compreenção obg

    ResponderExcluir
  4. Mais um ótimo post EFSART, meus parabéns!

    Kra essa coisa de LAG é um inferno mesmo, deixa a gente morrendo de raiva.

    Pena que a minha provedora não disponibiliza uma velocidade decente aqui para onde eu moro, o que é uma pena!

    Vale lembrar que tem muitas provedoras que prometem uma velocidade "X" e quando você vai ver, nem chega perto disso.

    ResponderExcluir
  5. wellington,
    isso ocorre comigo, pois meu provedor está me entergando muito menos do que o desejado... por isso amanhã vou testar outro serviço e, caso seja melhor, vou de fato trocar.

    ResponderExcluir
  6. Ae Será Q Alguem poderia me fazer uma indicação de um bom lugar pra comprar um playstation3 pq eu estou procurando um lugar onde esteja barato mais aki onde eu moro nao acho por menos de R$1,600.00 e a proposito EFSART gostei do post continue assim nos divertindo e nos ajudando a ser melhores =D
    Abraço ae

    ResponderExcluir
  7. Otimo post mano, tinha algmas coisas q eu ja sabia, tipo pra mim eu achava q era somente o ping, ñ sabia q a TV influenciava em lags tbm, acho q um grande fator dos meus lags deve ser por causa da tv de 50 polegadas q eu comprei pra jogar, pq minha internet é de 20 megas e 4 de uploud e meu ping no test net e em outros sites ficam na base de 5 ms a 40 ms, depende do site, e eu jogo muito call of dut, e tenho muitos atrasos em minhas conexãoes, então eu vou ver se consigo configurar minha TV o melhor possivel pra ñ ter atrasos, agradeço pela ajuda ae flo vlw

    ResponderExcluir
  8. Minha net e de 5 mb durante o dia ela fica travando muito a noite da pra se jogar muito bem pq sera

    ResponderExcluir
  9. Minha net e de 5 mb durante o dia ela fica travando muito a noite da pra se jogar muito bem pq sera

    ResponderExcluir